Brincadeiras ao ar livre: saiba a importância

Brincadeiras ao ar livre: saiba a importância

Sem brincar livremente as crianças correm risco de não desenvolver habilidades importantes.


Especialistas na área da educação vêm alertando sobre o a diminuição do tempo das crianças para brincar ao ar livre e sobre a falta de brincadeiras que permitam às crianças explorar diferentes materiais, espaços e recursos e se sujar. Para esses especialistas, sem brincar livremente as crianças correm o risco de não desenvolver habilidades importantes para a vida adulta.

Para entender melhor essa questão, OMO realizou um estudo em 10 países*, com mais de 12 mil pais de crianças entre 05 e 12 anos para descobrir o que eles acham da brincadeira ao ar livre e para entender melhor como é a rotina dos seus filhos.

Veja o que descobrimos:

A maioria das crianças não sai para brincar ao ar livre. 

Segundo a pesquisa, nos 10 países participantes, 56% das crianças passa uma hora ou menos brincando ao ar livre. Uma em cada 5 crianças passa 30 minutos ou menos ao ar livre; e uma em cada 10 nunca brinca ao ar livre. Em todos os países pesquisados, as crianças passam 50% a mais do seu tempo brincando em frente às telas dos eletrônicos do que ao ar livre.

Os pais entendem que isso é um problema. 

Dois terços dos pais admitem que seus filhos brincam menos ao ar livre do que sua própria geração. A maioria dos pais (56%) ao redor do mundo concorda que é preciso reequilibrar a rotina das crianças para fazer com que as brincadeiras que trazem benefícios para o crescimento possam acontecer – e 93% deles acredita brincar menos a oar livre afeta o aprendizado dos filhos.

É por isso que lançamos o movimento #LivreParaDescobrir. Queremos que os pais juntem-se à nossa iniciativa, pois eles sabem melhor do que ninguém o que é melhor para os seus filhos. Não deixe de compartilhar conosco o que você pensa sobre o brincar ao ar livre!

*Estudo conduzido por Edelman Berland, agência independente de pesquisa de marketing. Levantamento realizado entre fevereiro e março de 2016 nos EUA, Brasil, Reino Unido, Turquia, Portugal, África do Sul, Vietnã, China, Indonésia e Índia.

 

Fonte: Post original disponível aqui.



Close Bitnami banner
Bitnami