Ciúmes entre irmãos, como evitar.

Ciúmes entre irmãos, como evitar.

Se você teve irmão sabe do que estamos falando. O ciúme no começo do relacionamento deles é absolutamente normal, mas pode ser muito bem controlado e até trazer bons resultados para a educação de ambos.

Tudo depende da idade de seu filho no momento de sua segunda gravidez, porém as dicas que vamos dar são eficazes em qualquer caso, o que vai mudar é a forma com que você irá introduzir esta segunda vida a uma criança que estava acostumada com toda atenção dos pais e parentes próximos.

Os sintomas de ciúmes são diversos e não muito difíceis de se captar, raiva, insegurança, afastamento. Alguns outros possíveis mais ligados a regressão também podem acontecer, como chupar o dedo, pedir mamadeira novamente (dependendo da idade) e até fazer xixi na cama.  Pode ser também que ele queira chamar atenção a cima do comum.

Algumas dicas para melhorar o relacionamento entre seus filhos:

Explique tudo para ele.

Um erro comum é não explicar para a criança o que está acontecendo, tanto as mudanças no corpo da mãe dele (que devem preocupar) quanto na rotina dele e de todos que o cercam.

Seja você quem explicará para ele tudo o que está havendo, quais as mudanças irão acontecer por uma questão de segurança. Mostrar fotos sua gravida dele podem ajudar a fazê-lo entender um pouco melhor, explicar que o bebê é frágil, que os cuidados são grandes por conta disso.

Deixo-o participar.

Deixe seu filho ajudar ou participar das rotinas da gravidez, sempre evidenciando que ele está ajudando para que ele entenda que faz parte daquilo e não que se sinta fora do novo acontecimento. Isso o fará entender que mesmo com a chegada do novo amiguinho dele ele continuará sendo importante para todos.

De atenção:

Apesar do bebê precisar de muita atenção e cuidado, tirar um tempo do seu dia para atender as vontades do seu filho mais velho é extremamente importante, pois é o primeiro passo para que ele entenda que as coisas não mudaram, e que apenas há mais um membro na família.

Peça para que os próximos façam o mesmo:

É importante que os parentes e amigos mais próximos também estejam cientes deste ato, pois se não trabalhará em vão dando atenção ao mais velho enquanto todos bajulam o mais novo, ele sentirá que coisas mudaram e que o tratam diferente, portanto deixe claro para que eles possam agir igual e equilibrar as atenções.

Ensine a dividir:

Isso é algo que filho único aprende mais na escola, mas os irmãos aprendem logo que a divisão acontecerá e quanto antes eles aprenderem melhor. Explique sobre compartilhar as coisas com seu irmão menor e faça o mesmo com o pequeno, mesmo que ele ainda não entenda o mais velho verá que há um equilíbrio nessa divisão.

Corrija sempre que necessário:

Não podemos esquecer que estamos falando de crianças, que por sua vez não sabem muito o que é controlar seus sentimentos e emoções, portanto saiba que uma hora algo parecido com ciúmes acontecerá, e deixar claro onde seu filho errou ou se alterou é muito importante. Converse com ele, explique o porquê de cada atitude, o fará entender melhor tudo de novo que tem acontecido com ele e seus próximos.

Conversar muito, se antecipar a acontecimentos que podem ser vistos com estranheza pelo seu filho é extremamente importante, seja clara, sincera e controle este relacionamento que se bem estruturado tem tudo para se tornar uma amizade incrível e que vocês aproveitarão muito bem!

Fonte: SouMamãe



Close Bitnami banner
Bitnami