14 nov Brinquedos de madeira: universo infinito
Exercitar a criatividade livremente é um dos atributos incríveis da infância. Pegar objetos inanimados e transformá-los em bonecos, carros, cidades, dinossauros, por alguns momentos e viver uma aventura de imaginação faz parte do cotidiano de qualquer criança ou, pelo menos, deveria fazer. Em um mundo cada vez mais tecnológico e plastificado, é preciso cuidado redobrado para que os brinquedos prontos não matem a capacidade inventiva dos pequenos. É nesse panorama que os brinquedos de madeira têm papel fundamental.
Daí a importância dos brinquedos naturais, aqueles que incentivam a criatividade e que colocam para pensar, inventar, construir, como os feitos de madeira. Brinquedos de madeira servem para muitos propósitos, brincadeiras de vários formatos, são duráveis e acompanham a infância por várias idades. Um dos maiores pecados dos brinquedos ditos modernos é direcionar a diversão, servindo a poucos ou apenas um propósito.
Por que não direcionar a brincadeira?
Exercitar a capacidade criativa das crianças parte de oferecer opções infinitas e deixar que elas imitem a realidade e criem suas próprias conexões. Dessa forma, um bloco pode virar uma montanha, um carro, um super-herói, um carrinho de boneca ou um parquinho. Ensinar as crianças a imaginar traz ganhos incríveis para o futuro, incluindo a maior desenvoltura para resolver problemas.
Com peças mais artesanais, manufaturadas e de materiais naturais, é a criança quem dá significado ao brinquedo, tomando decisões, estimulando os sentidos e trabalhando um olhar lúdico mais elaborado, que vê além do brinquedo, promovendo seus vários usos e modificando a brincadeira a cada momento.
Brincar também desenvolve foco e atenção
Outra característica dos brinquedos de madeira é aumentar a atenção da criança, sem distrações com luzes, sons e a hiperestimulação provocada pela tecnologia, gerando um senso de presença e de foco que serão extremamente importantes em vários aprendizados. Algo incrível de se desenvolver, se pensarmos em uma geração muitas vezes diagnosticada com síndromes que carregam consigo déficit de atenção.
Brinquedos de madeira são geralmente construídos para promover aprendizado motor e espacial, desenvolver o tato por meio das diferentes texturas, a compreensão de objetos e ampliar a interatividade, já que podem ser usados para brincar sozinho ou em grupo. Podem imitar a vida real, como casas de boneca, aviões, carros, ou ser usados no lugar de elementos reais, sem necessariamente ter a forma deles. O importante é que sirvam para o propósito de fazer brincar livremente.
Brinquedo de madeira, mais segurança
Outra característica marcante dos brinquedos de madeira é a segurança. Feitos com materiais naturais, não são manipulados com aditivos químicos, por exemplo, e não causam danos à saúde. E são duráveis, por vezes acompanham gerações. Além de possibilitar brincadeiras diversas sem riscos para a saúde da criança. São muito resistentes e não precisam de pilhas, por isso estão sempre prontos para entrar na brincadeira. Quando a criança cansa ou dorme, eles também estão lá, quietinhos, esperando a próxima hora da diversão.
Conheça a nossa categoria de brinquedos lúdicos e de madeira!
Fonte: Mundo Waldorf. Post Original: http://mundowaldorf.com.br/o-universo-infinito-dos-brinquedos-de-madeira/