07 maio Preparando as crianças para novo irmão
A chegada de um novo bebê pode trazer muitas mudanças para uma família. Os pais gastam muita energia nos preparativos e depois que o bebê chega, grande parte da atenção da família envolve cuidar do recém-nascido. Toda essa mudança pode ser difícil para os irmãos mais velhos. É comum que eles sintam ciúmes do recém-nascido e reajam com a
gitação.
Os pais podem preparar as crianças para uma adição à família. Discutir a gravidez em termos que façam sentido para as crianças, fazer alguns arranjos e incluir as crianças nos cuidados do recém-nascido podem facilitar as coisas para todos.
Durante a gravidez
Para contar a uma criança sobre um irmão iminente, considere seu próprio nível de conforto e o nível de maturidade do seu filho. Pré-escolares, por exemplo, podem não entender conceitos de tempo, então pode não significar muito se você disser que o bebê chegará em poucos meses. Pode ser mais útil explicar que o bebê chegará em uma estação específica, como no inverno ou quando estiver frio lá fora.
Quanto detalhe você deve fornecer?
Deixe as perguntas do seu filho serem o seu guia. Por exemplo, uma criança de 4 anos pode perguntar: “De onde vêm os bebês?” Apesar de como soa, a criança não está pedindo para você explicar o sexo, mas provavelmente quer saber de onde, literalmente, eles vêm. Pode ser o suficiente para explicar: “O bebê vem do útero, que está dentro da barriga da mãe”. Uma criança que quer saber mais perguntará.
Se o seu filho demonstrar mais interesse pelo bebê, você poderá incentivá-lo:
- passando por fotos de bebê do seu filho;
- ler livros sobre o parto (certifique-se de que eles sejam adequados à idade);
- visitando amigos que têm bebês;
- pensando em nomes do bebê em potencial;
- indo ao médico para ouvir o batimento cardíaco do bebê;
- Também dê uma olhada nas aulas de nascimento de irmãos, que muitos hospitais oferecem para orientar futuros irmãos e irmãs. Essas aulas podem incluir lições sobre como segurar um bebê, explicações sobre como o bebê nasce e oportunidades para as crianças discutirem seus sentimentos sobre ter um novo irmão ou irmã.
Planejando o Parto
À medida que sua data de vencimento se aproxima, faça arranjos para crianças mais velhas no momento em que você estiver no hospital. Discuta esses planos para que as crianças saibam o que esperar quando chegar o dia.
Considere deixar seu filho visitá-lo no hospital o mais rápido possível após o nascimento do bebê, idealmente quando não houver outros visitantes por perto – isso ajuda a reforçar o nascimento como um evento familiar íntimo.
Tente manter as rotinas tão regulares quanto possível nos dias e semanas em torno da chegada do bebê. Se você planeja mudar de quarto para acomodar o bebê, faça isso algumas semanas antes da data marcada.
Se o seu filho estiver se aproximando de um importante marco, como o treinamento para o penico ou a mudança de um berço para uma cama, tente fazer essas mudanças antes do parto ou deixe-as para depois do bebê estar em casa por algum tempo.
Trazendo o novo bebê em casa
Quando o bebê estiver em casa, você poderá ajudar seus outros filhos a se adaptarem às mudanças. Incluí-los tanto quanto possível nas atividades diárias envolvendo o bebê para que eles não se sintam deixados de fora.
Muitas crianças querem ajudar a cuidar de um novo bebê. Embora essa “ajuda” possa significar que cada tarefa leva mais tempo, ela pode dar a uma criança mais velha uma chance de interagir com o bebê de uma maneira positiva. Dependendo de sua idade, um irmão mais velho ou irmã pode querer entreter o bebê durante uma troca de fralda, ajudar a empurrar o carrinho, conversar com o bebê, ajudar a se vestir, tomar banho ou ajudar a arrotar.
Se o seu filho não demonstrar interesse pelo bebê, não se assuste e não o force. Pode levar tempo.
Algumas ocasiões, como a amamentação, excluem as crianças mais velhas. Para estes momentos, tente ter brinquedos à mão para que você possa alimentar o bebê sem ser interrompido ou se preocupar com uma criança mais velha sentindo-se excluída.
Tire proveito das chances de interagir com as crianças mais velhas. Passem algum tempo juntos enquanto o bebê está dormindo e, se possível, reserve tempo todos os dias para as crianças mais velhas terem atenção total de um dos pais. Saber que há um tempo especial só para eles pode ajudar a aliviar qualquer ressentimento ou raiva sobre o novo bebê.
Lembre também aos parentes e amigos que seu filho mais velho pode querer falar sobre algo diferente do novo bebê. Se parentes ou amigos perguntarem como podem ajudar, sugira uma atividade divertida ou algo especial para a criança mais velha.
Continue a enviar seu filho mais velho para a creche ou para a escola, se puder. É normal sentir-se culpado por mandar seu filho mais velho embora, já que agora você está em casa com o novo bebê (e, se estiver em casa, pode achar que todos deveriam estar). Mas manter rotinas normais é útil para os irmãos. E desta vez pode dedicar seu precioso tempo ao bebê. Quando o seu filho mais velho chega em casa da creche ou escola, planeje um pouco de tempo com a família.
Lidando com Sentimentos
Com todas as mudanças que um novo bebê pode trazer, algumas crianças mais velhas podem se esforçar enquanto tentam se ajustar.
Incentive as crianças mais velhas a falar sobre seus sentimentos em relação ao novo bebê. Se uma criança não pode expressar esses sentimentos, não se surpreenda se ele ou ela testar os limites ou voltar a falar em conversa de bebê. Se seu filho agir assim, não desista das regras, mas entenda quais sentimentos podem estar motivando esse comportamento. Pode ser um sinal de que seu filho precisa de mais tempo com você, mas deixe claro que, embora seus sentimentos sejam importantes, eles devem ser expressos de maneira apropriada.